EXPRESS
  • Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) “CPF dos Imóveis”
  • DANFE Simplificado Varejo: a novidade que vai agilizar a emissão da sua NF-e
  • Portaria MTE Nº 1.131/2025: Novas Regras De Multas No eSocial
  • ICMS, Documentos Inidôneos e Reforma Tributária: Como Evitar a Perda de Créditos
  • Receita Federal: Plataforma Inédita para Automatizar a Cobrança dos Novos Tributos

Salvos

Faça seu login

Poxa, esqueci a senha.

Login

Cadastre-se

  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
Menu
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
Menu
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
930x180-100

Revogaço das Instruções Normativas – DOU de 24.08.2021

  • setembro 9, 2021
  • Tempo de Leitura: 2 Min
  • comunica
  • 09/09/2021
  • 13:33
  • Tempo de Leitura: 2 Min
revogaço1

No dia 24.08.2021, foram revogadas dezessete instruções normativas da Receita Federal.

As revogações ocorreram em função da publicação da Instrução Normativa RFB nº 2.045/2021, sendo tema de notícia divulgada no próprio site da Receita Federal, e deixando no ar a seguinte dúvida: o que muda com as revogações dessas instruções normativas?

Rendendo discussões sobre o que muda em função de serem instruções normativas que tratavam especificamente de obrigações acessórias, a resposta é simples, pois a Instrução Normativa não menciona mudanças a serem levadas em consideração.

Quais os impactos que isso ocasiona atualmente aos contribuintes?

Por incrível que pareça, nenhum! As instruções normativas revogadas foram publicadas nos anos de 2007 a 2018, e traziam orientações já substituídas por outras normas. Por esta razão, não apresentavam mais efeitos legais antes mesmo da revogação.

Isso fez com que a revogação fique caracterizada como uma “limpa geral” nas normativas.

Na página da Receita Federal na internet, parte da notícia traz a seguinte informação: “A medida faz parte do Projeto Consolidação, que busca adequar o estoque regulatório do órgão por meio da redução, consolidação e modernização das normas inferiores a decreto.”

E continua… “O projeto insere-se em uma iniciativa maior projetada pelo Governo Federal, que determinou que os órgãos do Poder Executivo efetuassem a revisão de suas normas através do Decreto nº 10.139/2019, que entrou em vigor no início de fevereiro.”

Noutras palavras, o projeto busca simplificar a legislação tributária, e, consequentemente, sintetizar, em normativas únicas, as regras dispostas a cada obrigação acessória. Dessa forma, proporciona segurança jurídica de maior alcance, estabelecendo um sistema de legislações de fácil análise, contribuindo para diminuição de interpretações divergentes sobre o mesmo tema, e possibilitando, em tese, um sistema econômico e mercado de negócios nacional mais eficiente.

Como já exposto, foram revogadas dezessete instruções normativas. A tabela a seguir apresenta aquelas que são acompanhadas pela área Federal da consultoria da Econet:

 

Dimof Instrução Normativa RFB nº 811/2008 Institui a Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira (Dimof) e dá outras providências.
Instrução Normativa RFB nº 878/2008 Aprova o programa e as instruções de preenchimento da Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira (Dimof) e dá outras providências.
ECD Instrução Normativa RFB nº 848/2008 Aprova o Programa Validador e Assinador da Escrituração Contábil Digital, versão 1.0 (PVA Sped Contábil 1.0.
Dacon Instrução Normativa RFB nº 939/2009 Aprova o programa gerador e as instruções para preenchimento do Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais Mensal-Semestral, versão 2.0 (Dacon Mensal-Semestral 2.0).
DIPJ Instrução Normativa RFB nº 946/2009 Dispõe sobre a apresentação de Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) relativa a evento de extinção, cisão, fusão ou incorporação.
Fcont Instrução Normativa RFB nº 967/2009 Aprova o Programa Validador e Assinador da Entrada de Dados para o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCont).

Saiba mais

Para mais informações a respeito das referidas obrigações acessórias, sugerimos acessar em nosso site a área especial: Obrigações Acessórias > Âmbito Federal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Imprimir
Email

leia também

Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) “CPF dos Imóveis”

DANFE Simplificado Varejo: a novidade que vai agilizar a emissão da sua NF-e

Portaria MTE Nº 1.131/2025: Novas Regras De Multas No eSocial

ICMS, Documentos Inidôneos e Reforma Tributária: Como Evitar a Perda de Créditos

Receita Federal: Plataforma Inédita para Automatizar a Cobrança dos Novos Tributos

Matérias Relacionadas

Federal

Beneficiários finais: encerramento do prazo ocorre hoje (25.06)

Federal

Prorrogação de prazo de pagamento do DAS para municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas cheias

Federal

Exclusão do Simples Nacional por débitos

Federal

Simples Nacional / Microempreendedor Individual (MEI) – Prorrogações de prazos para municípios do Rio Grande do Sul (RS)

Whatsapp Youtube Instagram Facebook Linkedin X-twitter

Mapa do Site

  • Home
  • Sobre Nós
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Quem somos
  • Econet Treinamento
  • Home
  • Sobre Nós
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Quem somos
  • Econet Treinamento

Últimas notícias

Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) “CPF dos Imóveis”

DANFE Simplificado Varejo: a novidade que vai agilizar a emissão da sua NF-e

Copyright © 2025 Econet Editora

Subscribe Newsletter

Get our latest news straight into your inbox

[mc4wp_form]
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora