EXPRESS
  • Apuração do IBS na Reforma Tributária: Entenda o que Muda e como sua Empresa Deve se Preparar
  • Os Impactos e os Principais Desafios da Reforma Tributária na Atividade da Advocacia
  • Regulamentação do Mercado de Créditos de Carbono e sua Tributação com a Lei nº 15.042/2024
  • PIX 5 Anos: O Raio X Completo do Meio de Pagamento que Redefiniu o Brasil
  • Prorrogação da Isenção do ICMS para Equipamentos e Insumos de Saúde no Espírito Santo

Salvos

Faça seu login

Poxa, esqueci a senha.

Login

Cadastre-se

  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
Menu
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
Menu
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
930x180-100

Operador logístico – Minas Gerais

  • janeiro 18, 2021
  • Tempo de Leitura: 2 Min
  • comunica
  • 18/01/2021
  • 16:44
  • Tempo de Leitura: 2 Min
Operador logístico. Minas Gerais

Operador logístico. Minas Gerais

Com um cenário cada vez mais competitivo, o mundo corporativo busca aperfeiçoar os seus processos para a diminuição de custo em sua atividade mercantil, produtiva, gerencial e organizacional, visando a satisfação dos seus clientes e o aumento das receitas, com qualidade nos serviços prestados e no produto entregue, no menor tempo possível.

Para tanto, destacam-se os estabelecimentos que possuem a finalidade de auxiliar tais empresas comerciais, e de outras atividades, sem a efetiva aquisição da mercadoria em circulação. Em regra, estes serão os chamados operadores logísticos.

Quem é Operador Logístico?

Operador logístico é o estabelecimento que presta serviços a terceiros, visando a eficiência no transporte, armazenamento e controle das mercadorias do tomador deste serviço, além de capacitar transportadores, acompanhar o pagamento dos fretes e gerar relatórios de suporte aos seus clientes.

O Capítulo LXXXV do Anexo IX do RICMS/MG permite que o operador logístico obtenha tratamento tributário diferenciado quanto ao ICMS, hipótese em que o operador logístico e o depositante vinculado formalizam requerimento por meio do Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (SIARE), onde a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) oferece diversos serviços na internet.

Mas fique esperto! As empresas varejistas não podem se vincular a operadores logísticos, com exceção daqueles que realizam suas vendas através de e-commerce ou telemarketing.

Ao aderir ao regime especial, o operador logístico será responsável solidário, em relação ao ICMS, assim como nos casos de acréscimos legais, inclusive multas, devidos e não pagos pelo depositante vinculado.

O Estado define, através de consulta de contribuinte, que depositante vinculado é o estabelecimento de contribuinte do imposto instalado no espaço físico pertencente ao operador logístico, com o qual mantenha vínculo formal, mediante contrato de prestação de serviços logísticos, relativamente às operações com mercadorias por ele depositadas no referido espaço físico.

Ainda, através da mesma consulta, o Estado conceitua o operador logístico como aquele que “detenha estabelecimento com espaço físico destinado à instalação de estabelecimentos de contribuintes do imposto para a realização de operações com mercadorias, e que seja a responsável pela prestação de serviços de gerenciamento e execução das atividades logísticas nas diversas fases da cadeia de distribuição desses contribuintes”.

E como fica a nota fiscal?

As notas fiscais que acompanham a mercadoria, tanto na remessa quanto no retorno, devem ser emitidas pelo contratante do serviço, que é o contribuinte responsável pela operação.

Portanto, de acordo com sua função, o operador logístico ficará apenas responsável pela movimentação logística, armazenamento, gerenciamento de estoque e transporte das mercadorias, hipóteses das quais não é cabível emissão de nota fiscal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Imprimir
Email

1 Comment

  • Marcelo
    Marcelo
    28 de outubro de 2021 at 15:42

    Boa tarde!
    Sou da Nova Casa Distribuidora de materiais de Construção de Contagem.. Estamos com uma necessidade de contratar 15 caminhões tocos baú para atender todas as regiões de minas .

    61-99699-1630

Comments are closed

leia também

Os Impactos e os Principais Desafios da Reforma Tributária na Atividade da Advocacia

Regulamentação do Mercado de Créditos de Carbono e sua Tributação com a Lei nº 15.042/2024

PIX 5 Anos: O Raio X Completo do Meio de Pagamento que Redefiniu o Brasil

Prorrogação da Isenção do ICMS para Equipamentos e Insumos de Saúde no Espírito Santo

Novos Rumos para a Licença-paternidade

Matérias Relacionadas

Econet Express

Coronavírus. Isenção de ICMS nas doações de mercadorias à vítimas e entidades governamentais.

Federal

Exclusão do ICMS-Difal da base de Cálculo do PIS e da Cofins

ICMS

TO – Programa de Industrialização Direcionada (PROINDÚSTRIA)

Contabilidade

Descubra Como o ProGoiás Transforma o Setor Industrial em Goiás

Whatsapp Youtube Instagram Facebook Linkedin X-twitter

Mapa do Site

  • Home
  • Sobre Nós
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Quem somos
  • Econet Treinamento
  • Home
  • Sobre Nós
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Quem somos
  • Econet Treinamento

Últimas notícias

Apuração do IBS na Reforma Tributária: Entenda o que Muda e como sua Empresa Deve se Preparar

Os Impactos e os Principais Desafios da Reforma Tributária na Atividade da Advocacia

Copyright © 2025 Econet Editora

Subscribe Newsletter

Get our latest news straight into your inbox

[mc4wp_form]
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora