EXPRESS
  • IOF-Crédito: Reestabelecimento parcial pelo STF
  • Reforma Tributária: Fim do burocrático, início do Contador Estratégico
  • Crédito sobre Frete: Receita Federal autoriza crédito de PIS/Cofins sobre frete de insumos com alíquota zero
  • Registro Especial Brasileiro (REB): Tudo o que você precisa saber
  • EFD-Reinf: Receita Federal encerrará uso de protocolos antigos a partir de agosto

Salvos

Faça seu login

Poxa, esqueci a senha.

Login

Cadastre-se

  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
Menu
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
Menu
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
930x180-100

Substituição Tributária e Incidência Monofásica de PIS/COFINS: preenchimento no PGDAS-D.

  • fevereiro 22, 2024
  • Tempo de Leitura: 2 Min
  • comunica
  • 22/02/2024
  • 15:47
  • Tempo de Leitura: 2 Min

É comum que empresas do Simples Nacional paguem mais impostos por conta do preenchimento incorreto do PGDAS-D, sobretudo quando tratamos de receita operacional da venda de produtos sujeitos a substituição tributária ou incidência monofásica de PIS/COFINS.

O preenchimento adequado, de maneira segregada destas receitas, deve ser informado diretamente na aplicação PGDAS-D mensal disponível no Portal do Simples Nacional, em campo próprio.

Antes de qualquer proposição a respeito do preenchimento, é necessário entender o que é um produto com substituição tributária e incidência monofásica de PIS/COFINS.

A substituição tributária das contribuições PIS/COFINS ocorre quando a responsabilidade pelo recolhimento do tributo é atribuída a um terceiro, fabricante ou importador (e em alguns casos, o atacadista), por ter relação com a obrigação tributária, ou seja, os primeiros contribuintes da cadeia ecônomica antecipam o imposto devido nas operações posteriores.

Muito similar a substituição tributária, na incidência monofásica a legislação estabelece que determinado contribuinte tem a responsabilidade de recolher o tributo devido por toda a cadeia econômica de forma concentrada, geralmente o primeiro da cadeia (fabricante ou importador, e em alguns casos o distribuidor).

Assim, aquele que realiza a venda de produtos com substituição tributária ou  incidência monofásica deverá informar no PGDAS a receita da venda desses produtos de forma segregada das demais receitas, para que a aplicação desconsidere as alíquotas de PIS/COFINS sobre essas receitas.

Na aplicação PGDAS-D, na informação “Atividades Econômicas com Receita no Período de Apuração”, seja na “Revenda de mercadorias, exceto para o exterior” ou na “Venda de mercadorias industrializadas pelo contribuinte, exceto para o exterior”, deve ser marcado a opção “Com substituição tributária / tributação monofásica / antecipação com encerramento de tributação (o substituído tributário do ICMS deve utilizar essa opção)” para fins de preenchimento dessa receita segregada:

 

Após o preenchimento da receita de forma segregada, o contribuinte deverá selecionar no campo referente ao PIS e COFINS o item “Tributação Monofásica” ou “Substituição Tributária” conforme o caso.

 

Depois de o contribuinte identificar qual item se aplica ao seu caso, ao calcular os impostos e contribuições devidos no Simples Nacional, o aplicativo desconsidera a incidência das alíquotas de PIS e COFINS sobre as receitas segregadas informadas como sujeitas a tributação monofásica ou substituição tributária.

Portanto, o cálculo dos tributos devidos com a redução decorrente da incidência monofásica e da substituição tributária é obtido de forma automática para o optante pelo Simples Nacional, porém é imprescindível o preenchimento correto da aplicação, observando a segregação de receitas.

Saiba mais

 

A Econet disponibiliza aos seus clientes boletins informativos sobre este tema, bem como uma ampla equipe de consultores prontos para sanar suas dúvidas.

 

Ainda não é assinante? Então, solicite já um teste grátis para conhecer nossas ferramentas e ter acesso a conteúdos indispensáveis de forma clara e objetiva. Um de nossos representantes comerciais entrará em contato com você para lhe dar todo o suporte necessário.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Imprimir
Email

leia também

IOF-Crédito: Reestabelecimento parcial pelo STF

Reforma Tributária: Fim do burocrático, início do Contador Estratégico

Caminhão de frete com cabine azul e motorista ao volante, trafegando em rodovia durante o dia, com paisagem verde ao fundo.

Crédito sobre Frete: Receita Federal autoriza crédito de PIS/Cofins sobre frete de insumos com alíquota zero

Navio de carga com bandeira brasileira atracado em estaleiro, ilustrando o Registro Especial Brasileiro (REB) e os benefícios fiscais para a indústria naval.

Registro Especial Brasileiro (REB): Tudo o que você precisa saber

EFD-Reinf: Receita Federal encerrará uso de protocolos antigos a partir de agosto

Matérias Relacionadas

Geral

Isenção de ITCD

Geral

Imposto de Renda: procedimentos para PAGAMENTO e RESTITUIÇÃO após a RETIFICAÇÃO

Geral

Como enfrentar a ansiedade em época de Covid-19?

Geral

Simples Nacional e o DIFAL de comercialização.

Whatsapp Youtube Instagram Facebook Linkedin X-twitter

Mapa do Site

  • Home
  • Sobre Nós
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Quem somos
  • Econet Treinamento
  • Home
  • Sobre Nós
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Quem somos
  • Econet Treinamento

Últimas notícias

IOF-Crédito: Reestabelecimento parcial pelo STF

Reforma Tributária: Fim do burocrático, início do Contador Estratégico

Copyright © 2025 Econet Editora

Subscribe Newsletter

Get our latest news straight into your inbox

[mc4wp_form]
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora