Muitas companhias comerciais utilizam o Centro de Distribuição como uma estratégia para facilitar e diminuir o custo das operações de comercialização de mercadorias.
Contudo, é necessário entender a forma de atuação destes estabelecimentos no processo de comercialização, para que não ocorram erros na hora de receber ou despachar as mercadorias.
O que é um Centro de Distribuição?
O Centro de Distribuição, ou simplesmente CD, como é comumente chamado, é o estabelecimento da empresa que recebe as mercadorias diretamente da fábrica, armazena de forma organizada, e as distribui aos locais de venda ou aos estabelecimentos adquirentes.
Em regra, a definição da localização do Centro de Distribuição leva em consideração a rede viária disponível na região, dando-se preferência a locais com fácil acesso aos principais pontos de entrega dos produtos.
A escolha correta da localização do Centro de Distribuição é essencial para a eficácia do processo comercial.
Além disso, é de responsabilidade do Centro de Distribuição a correta gestão interna das mercadorias armazenadas para que a sua circulação ocorra de forma ágil e o processo entre a expedição e entrega das mercadorias aos seus destinatários leve o menor tempo possível.
Destaca-se a importância do trabalho interno do Centro de Distribuição, que, além do armazenamento, permite o controle de estoque e de qualidade, a centralização dos produtos e a padronização dos processos.
A utilização de um Centro de Distribuição reduz os custos com frete e combustível, bem como prejuízos em virtude de perdas, por exemplo, decorrentes do vencimento das mercadorias.
Desta forma, a utilização do Centro de Distribuição permite à empresa o abastecimento do estoque das filiais em maior velocidade, resultando no aumento da capacidade de venda da empresa e alavancando suas receitas.
Qual a diferença entre Centro de Distribuição e Armazém Geral?
A principal diferença entre o Centro de Distribuição e o Armazém Geral é que o Armazém é estabelecimento de terceiro que promove a guarda e conservação de mercadorias, enquanto o Centro de Distribuição pertence à empresa, que, além de ser a proprietária, também é a responsável pelo armazenamento e distribuição das mercadorias.
E a diferença entre Centro de Distribuição e Depósito Fechado?
O Depósito Fechado é muito semelhante ao Centro de Distribuição. No entanto, o depósito, ainda que pertença à empresa depositante, recebe mercadorias adquiridas de terceiros e as envia por conta e ordem do depositante.
Por outro lado, o Centro de Distribuição recebe mercadorias do estabelecimento fabricante da empresa para sua rápida distribuição, ou seja, o Centro de Distribuição faz a logística das mercadorias armazenadas, enquanto o Depósito Fechado somente armazenará os produtos.
QUER SABER MAIS?
Com o intuito de facilitar a rotina de seus assinantes, a Econet disponibiliza as legislações estaduais, assim como equipe de Consultores preparados para sanar todos as dúvidas em relação e este e muitos outros assuntos.