Entenda como funciona o processo de armazenagem e logística
Após a modernização do setor da logística e das vendas de mercadorias online, as empresas que atuam como e-commerce, bem como as empresas responsáveis pelo transporte de cargas, evoluíram dentro de suas respectivas atividades.
Com isso, passaram a realizar o procedimento completo de armazenagem, separação das mercadorias vendidas e entrega ao consumidor, de modo a garantir uma melhor experiência de compra.
O termo para este sistema é chamado fulfillment.
Como funciona o fulfillment? Quais são as suas etapas?
O fulfillment pode ser compreendido como a integração de diversas áreas do estabelecimento, desde o atendimento ao cliente durante a sua compra até o pós venda realizado, com o intuito de verificação da satisfação do comprador.
a) Estoque
O processo tem início com o estoque das mercadorias, podendo ser feito em galpões próprios do estabelecimento ou em armazéns de terceiros, mantendo, desta forma, o correto armazenamento e preservação dos produtos que serão comercializados, evitando quebras e danificações.
b) Separação
Depois de realizada a venda pelo e-commerce, é preciso ter a correta localização das mercadorias dentro do estoque.
Para facilitar a separação, indica-se que os produtos estejam preferencialmente guardados por cor, tamanho, e, sendo o caso, até voltagem nos casos de produtos elétricos e/ou eletrônicos, devendo também ser observado à quantidade de mercadorias adquiridas em cada pedido.
c) Embalagem
Após a separação, os produtos devem ser corretamente embalados, prevenindo eventuais danos que possam ocorrer durante o transporte.
O processo de embalagem também possui grande relevância, já que o responsável deve conhecer qual o tipo de embalagem que é mais bem indicada para o transporte dos produtos, a fim de evitar o envio de uma nova mercadoria para o comprador.
d) Transporte
Para o transporte das mercadorias, o e-commerce realizará a seleção da transportadora e fornecerá meios para o rastreamento da entrega para o comprador, bem como estabelecer o correto prazo de entrega.
É de extrema importância que a entrega seja realizada dentro do prazo indicado.
e) Pós-venda
Com a finalização da entrega dos pedidos feitos pelo consumidor, o pós-venda deverá ser feito para obter o feedback do cliente, a fim de coletar informações quanto a sua satisfação com o produto, com o prazo de entrega.
Caso o cliente queira devolver ou até trocar a mercadoria, o e-commerce também necessitará ter um eficiente serviço de logística reversa a disposição do consumidor.
E como será a tributação da operação do fulfillment? Incidirá o ICMS ou ISS?
Tendo em vista o armazenamento das mercadorias em estabelecimento de terceiros, para a execução do fulfillment, deverá ocorrer a remessa das mesmas até o galpão de estocagem, com a emissão de nota fiscal com incidência do ICMS, em razão da circulação das mercadorias.
O transporte de mercadorias em prestações de serviços interestaduais ou intermunicipais será acobertado pela emissão do CT-e do transportador, que sofrerá a incidência do ICMS.
Considerando a ocorrência dos serviços de armazenagem, separação e embalagem pelo operador logístico do fulfillment, será tributado pelo ISS, sendo emitida nota fiscal de prestação de serviço, de acordo com o município de circunscrição de cada contribuinte.
Caso o operador logístico seja encarregado pelo armazenamento e também pelo transporte, será tributado pelo ICMS, quando cabível, e cumulativamente pelo ISS, pela prestação do serviço desempenhado.
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