Você já parou para pensar no impacto de um erro na sua declaração de Imposto de Renda? Muitas pessoas só percebem a gravidade quando já estão na malha fina. No entanto, a boa notícia é que você pode evitar esse problema com um pouco de atenção e organização.
Se você pagou ou recebeu aluguel em 2024, precisa informar esses valores corretamente na declaração de aluguel no IR 2025. Afinal, a Receita Federal cruza os dados e qualquer divergência pode gerar penalidades. Para te ajudar, preparamos um guia rápido e prático. Continue lendo para entender como declarar sem complicações!
Aproveite e leia mais sobre os erros mais comuns na hora de declarar o imposto de renda!
Quem deve declarar o aluguel?
Se você recebeu aluguel, precisa informá-lo como rendimento tributável. Por outro lado, se pagou, deve registrar esse valor na ficha correta.
Além disso, vale lembrar que a Receita compara as declarações de inquilinos e proprietários. Dessa forma, se houver qualquer divergência nos valores informados, você pode acabar enfrentando problemas fiscais.
Como declarar aluguéis recebidos?

Caso você tenha recebido aluguéis ao longo de 2024, é essencial declarar corretamente para evitar complicações na declaração de Aluguel no IR 2025. Veja como fazer isso:
Recebido de Pessoa Física: Informe na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física”. Além disso, detalhe os valores mês a mês e inclua os impostos pagos via Carnê-Leão.
Recebido de Pessoa Jurídica: Utilize a ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. Nesse caso, o informe de rendimentos da empresa facilitará o preenchimento.
Custos como imobiliária, IPTU e condomínio: Desde que o ônus seja do locador (proprietário), é permitida a exclusão da base de cálculo do imposto os valores referentes a:
a) impostos, taxas e emolumentos incidentes sobre o bem que produzir o rendimento;
b) aluguel pago pela locação do imóvel sublocado;
c) despesas pagas para cobrança ou recebimento do aluguel; e
d) despesas de condomínio.
Desta forma, no Carnê Leão, deve-se informar o valor do rendimento bruto e o valor das exclusões/deduções, para que o sistema possa identificar o valor tributável corretamente, sem gerar malha fiscal.
Aqui tem mais dicas e informações sobre o IR2025. LEIA TAMBÉM!
Tudo o que você precisa saber para declarar o Imposto de Renda 2025 sem dor de cabeça
IRPF 2025: Tudo o Que Você Precisa Saber Para Declarar Sem Erros
Aumento da Faixa de Isenção do Imposto de Renda: Impactos nas Finanças Pessoais e Empresariais
Como declarar aluguéis pagos?
Se você pagou aluguel em 2024, deve informar os valores corretamente. Aqui está o passo a passo: Utilize a ficha “Pagamentos Efetuados“, escolhendo o código 70 – Aluguéis de Imóveis.
Informe o CPF ou CNPJ do locador, independentemente de a imobiliária ter intermediado o pagamento.
Se dividir o aluguel, cada pessoa declara apenas sua parte, desde que conste no contrato de locação.
O valor a ser informado deve incluir o valor total pago ao locador, inclusive os valores referentes a condomínio, IPTU, dentro outros, caso estes estejam previstos no contrato de aluguel. Por exemplo, caso você pague o IPTU diretamente à prefeitura, o valor não deverá ser informado na ficha de pagamentos efetuados a título de aluguel.
O que acontece se você declarar errado?
Muitas pessoas subestimam as consequências de uma declaração incorreta. Contudo, os problemas podem ser graves. Veja alguns deles:
Multas que podem chegar a 75% do imposto devido e 150% nos casos de reincidência.
Atraso na restituição, caso a Receita precise verificar seus dados.
Risco de cair na malha fina e precisar comprovar os valores informados.
Portanto, revise atentamente cada informação antes de enviar a declaração.
Dicas para não errar na declaração
Mantenha os comprovantes organizados: recibos, contratos e informes de rendimentos podem ser exigidos pela Receita.
Fique atento ao Carnê-Leão: proprietários devem recolher os impostos mensalmente para evitar problemas.
Revise antes de enviar: um erro simples pode gerar uma grande dor de cabeça.
Busque ajuda profissional: um contador pode garantir que sua declaração esteja correta e completa.
Se você seguir essas dicas, as chances de enfrentar problemas serão muito menores! E conte sempre com a Econet, a informação por completo em todos os canais de comunicação. Quer saber mais, entre em contato!