Diferencial de alíquotas no estado do Paraná

diferencial de alíquotas

É comum que os estados brasileiros efetuem cobranças de tributos dos contribuintes que comprem mercadorias de fornecedores situados fora da unidade federada em que se encontram inscritos como contribuintes. A cobrança do imposto pode ser chamada de diferencial de alíquotas, antecipação tributária ou equalização de alíquotas. Entretanto, você sabe quais são as diferenças entre elas e em quais situações são aplicadas?

Na regra geral, o diferencial de alíquotas é a forma de o estado de destino equalizar as alíquotas tributárias do ICMS. O fato gerador ocorre quando o contribuinte adquire mercadoria de fornecedor que esteja localizado em outra unidade federada e que a destine a uso, consumo ou bem do ativo permanente. A base de cálculo de referida diferença, por sua vez, causa polêmica e dúvidas entre os contribuintes.

Diferencial de alíquotas no Paraná

No Paraná, a cobrança versa sobre a base “dupla”, “composta” ou comumente denominada “por dentro” desde o ano de 2016. Contudo, não é somente sobre as aquisições de mercadorias destinadas a consumo final que o estado cobra diferencial de alíquotas dos contribuintes.

Por intermédio do Decreto nº 442/2015, a partir de fevereiro de 2015 foi decretada a antecipação tributária. Ela é cobrada quando o contribuinte se enquadrar nas premissas abaixo:

  • Aquisições por contribuinte paranaense de fornecedor situado em outro estado e que seja de mercadoria importada;
  • Destinação da mercadoria para comercialização ou industrialização;
  • Mercadoria não listada na substituição tributária.

A carga tributária da antecipação versará, na regra geral, sobre o equivalente a 8% sobre o total da operação, uma vez que pode-se considerar o diferimento parcial ao cálculo do imposto.

Interessante não é? A critério da unidade federada, poderão ocorrer diversas cobranças tributárias pelo estado destinatário. Para auxiliar nossos assinantes, disponibilizamos várias soluções, como o simulador de cálculos voltado ao estado do Paraná. Entre em contato conosco para mais informações.

A matéria está de acordo com a legislação do período de publicação, podendo passar por atualizações e alterações conforme o passar do tempo. A Econet não responde dúvidas nos comentários, mas incentiva o compartilhamento e a troca de conhecimento. Em caso de dúvida urgente, aconselhamos contato com nossa consultoria. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *