Operações com Fulfillment

Entenda como funciona o processo de armazenagem e logística

Após a modernização do setor da logística e das vendas de mercadorias online, as empresas que atuam como e-commerce, bem como as empresas responsáveis pelo transporte de cargas, evoluíram dentro de suas respectivas atividades.

Com isso, passaram a realizar o procedimento completo de armazenagem, separação das mercadorias vendidas e entrega ao consumidor, de modo a garantir uma melhor experiência de compra.

O termo para este sistema é chamado fulfillment.

Como funciona o fulfillment? Quais são as suas etapas?

 O fulfillment pode ser compreendido como a integração de diversas áreas do estabelecimento, desde o atendimento ao cliente durante a sua compra até o pós venda realizado, com o intuito de verificação da satisfação do comprador.

a) Estoque

O processo tem início com o estoque das mercadorias, podendo ser feito em galpões próprios do estabelecimento ou em armazéns de terceiros, mantendo, desta forma, o correto armazenamento e preservação dos produtos que serão comercializados, evitando quebras e danificações.

b) Separação

Depois de realizada a venda pelo e-commerce, é preciso ter a correta localização das mercadorias dentro do estoque.

Para facilitar a separação, indica-se que os produtos estejam preferencialmente guardados por cor, tamanho, e, sendo o caso, até voltagem nos casos de produtos elétricos e/ou eletrônicos, devendo também ser observado à quantidade de mercadorias adquiridas em cada pedido.

c) Embalagem

Após a separação, os produtos devem ser corretamente embalados, prevenindo eventuais danos que possam ocorrer durante o transporte.

O processo de embalagem também possui grande relevância, já que o responsável deve conhecer qual o tipo de embalagem que é mais bem indicada para o transporte dos produtos, a fim de evitar o envio de uma nova mercadoria para o comprador.

d) Transporte

Para o transporte das mercadorias, o e-commerce realizará a seleção da transportadora e fornecerá meios para o rastreamento da entrega para o comprador, bem como estabelecer o correto prazo de entrega.

É de extrema importância que a entrega seja realizada dentro do prazo indicado.

e) Pós-venda

Com a finalização da entrega dos pedidos feitos pelo consumidor, o pós-venda deverá ser feito para obter o feedback do cliente, a fim de coletar informações quanto a sua satisfação com o produto, com o prazo de entrega.

Caso o cliente queira devolver ou até trocar a mercadoria, o e-commerce também necessitará ter um eficiente serviço de logística reversa a disposição do consumidor.

 E como será a tributação da operação do fulfillment? Incidirá o ICMS ou ISS?

Tendo em vista o armazenamento das mercadorias em estabelecimento de terceiros, para a execução do fulfillment, deverá ocorrer a remessa das mesmas até o galpão de estocagem, com a emissão de nota fiscal com incidência do ICMS, em razão da circulação das mercadorias.

O transporte de mercadorias em prestações de serviços interestaduais ou intermunicipais será acobertado pela emissão do CT-e do transportador, que sofrerá a incidência do ICMS.

Considerando a ocorrência dos serviços de armazenagem, separação e embalagem pelo operador logístico do fulfillment, será tributado pelo ISS, sendo emitida nota fiscal de prestação de serviço, de acordo com o município de circunscrição de cada contribuinte.

Caso o operador logístico seja encarregado pelo armazenamento e também pelo transporte, será tributado pelo ICMS, quando cabível, e cumulativamente pelo ISS, pela prestação do serviço desempenhado.

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