Centro de Distribuição – O que é? O que o diferencia de Armazém Geral e Depósito Fechado?

Muitas companhias comerciais utilizam o Centro de Distribuição como uma estratégia para facilitar e diminuir o custo das operações de comercialização de mercadorias.

Contudo, é necessário entender a forma de atuação destes estabelecimentos no processo de comercialização, para que não ocorram erros na hora de receber ou despachar as mercadorias.

O que é um Centro de Distribuição?

O Centro de Distribuição, ou simplesmente CD, como é comumente chamado, é o estabelecimento da empresa que recebe as mercadorias diretamente da fábrica, armazena de forma organizada, e as distribui aos locais de venda ou aos estabelecimentos adquirentes.

Em regra, a definição da localização do Centro de Distribuição leva em consideração a rede viária disponível na região, dando-se preferência a locais com fácil acesso aos principais pontos de entrega dos produtos.

A escolha correta da localização do Centro de Distribuição é essencial para a eficácia do processo comercial.

Além disso, é de responsabilidade do Centro de Distribuição a correta gestão interna das mercadorias armazenadas para que a sua circulação ocorra de forma ágil e o processo entre a expedição e entrega das mercadorias aos seus destinatários leve o menor tempo possível.

Destaca-se a importância do trabalho interno do Centro de Distribuição, que, além do armazenamento, permite o controle de estoque e de qualidade, a centralização dos produtos e a padronização dos processos.

A utilização de um Centro de Distribuição reduz os custos com frete e combustível, bem como prejuízos em virtude de perdas, por exemplo, decorrentes do vencimento das mercadorias.

Desta forma, a utilização do Centro de Distribuição permite à empresa o abastecimento do estoque das filiais em maior velocidade, resultando no aumento da capacidade de venda da empresa e alavancando suas receitas.

Qual a diferença entre Centro de Distribuição e Armazém Geral?

A principal diferença entre o Centro de Distribuição e o Armazém Geral é que o Armazém é  estabelecimento de terceiro que promove a guarda e conservação de mercadorias, enquanto o Centro de Distribuição pertence à empresa, que, além de ser a proprietária, também é a responsável pelo armazenamento e distribuição das mercadorias.

E a diferença entre Centro de Distribuição e Depósito Fechado?

O Depósito Fechado é muito semelhante ao Centro de Distribuição. No entanto, o depósito, ainda que pertença à empresa depositante, recebe mercadorias adquiridas de terceiros e as envia por conta e ordem do depositante.

Por outro lado, o Centro de Distribuição recebe mercadorias do estabelecimento fabricante da empresa para sua rápida distribuição, ou seja, o Centro de Distribuição faz a logística das mercadorias armazenadas, enquanto o Depósito Fechado somente armazenará os produtos.

QUER SABER MAIS?

Com o intuito de facilitar a rotina de seus assinantes, a Econet disponibiliza as legislações estaduais, assim como equipe de Consultores preparados para sanar todos as dúvidas em relação e este e muitos outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *