EXPRESS
  • O ICMS Desonerado e a Base de Cálculo do PIS e Cofins
  • Adeus à Lista da LC 116/2003: a NBS Assume o Protagonismo na Reforma Tributária
  • Nova Validação do eSocial Reforça Controle Sobre Descontos de Empréstimos Consignados
  • Goiânia Inicia a Obrigatoriedade da Emissão da NFS-e Nacional
  • Reforma Tributária: o que muda na NF-e e NFC-e com o novo Código de Classificação Tributária (cClassTrib)

Salvos

Faça seu login

Poxa, esqueci a senha.

Login

Cadastre-se

  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
Menu
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
Menu
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
930x180-100

Ajuste Sinief Nº 39/2023: novos CST de ICMS

  • outubro 11, 2023
  • Tempo de Leitura: 2 Min
  • comunica
  • 11/10/2023
  • 13:20
  • Tempo de Leitura: 2 Min

Em 01.04.2024 entrará em vigor novos CST que serão utilizados para demonstrar as operações realizadas com Substituição Tributária relativa às operações e prestações antecedentes e concomitantes, conforme indicado no Ajuste SINIEF nº 39/2023.

Além disso, para auxiliar em relação a essa novidade, elaborou-se uma tabela com o demonstrativo de quando será utilizado cada CST:

Código Descrição Quando utilizar
12 Tributada com ICMS devido por substituição tributária relativo às operações e prestações antecedentes. Será utilizado quando a venda estiver sendo realizada diretamente para o contribuinte que será o responsável pelo recolhimento do imposto.

Exemplo: Aplicação do diferimento do ICMS previsto no Convênio ICMS nº 36/2016

13 Tributada com ICMS devido por substituição tributária relativo às operações e prestações concomitantes Será utilizado quando ocorrer a substituição tributária de forma concomitante.

Exemplo: Na prestação de serviço de transporte, aplicação da ST,  Convênio 025/1990 e no caso de saída da mercadoria sujeita ao ST do armazém geral será o substituto tributário, em operações interestaduais.

52 Diferimento com ICMS devido por substituição tributária relativo às operações e prestações subsequentes Será utilizado pelas UFs possuem indicação expressa de aplicar o diferimento apenas no ICMS próprio e a aplicação do ICMS-ST na mesma operação
72 Tributada com redução de base de cálculo e com ICMS devido por substituição tributária relativo às operações e prestações antecedentes Será utilizado pelo contribuinte que foi o responsável pelo recolhimento do imposto diferido onde a saída possui a redução da base de cálculo do ICMS
74 Tributada com redução de base de cálculo e com ICMS devido por substituição tributária relativo às operações e prestações concomitantes Será utilizado pelo contribuinte que foi o responsável pelo recolhimento do imposto na tributação concomitante onde a saída ou prestação de serviço possui a redução da base de cálculo do ICMS.

 

Entretanto, é importante observar que o referido Ajuste SINIEF disciplina que os códigos 51 e 52 não se aplicam às operações com origem no Estado de São Paulo

 

Saiba mais

Com o intuito de sempre apresentar a informação por completo, a Econet possui uma área especial que contempla todas as informações referentes ao CST.

A Econet também disponibiliza aos assinantes boletins informativos sobre este tema, bem como uma ampla equipe de consultores prontos para sanar suas dúvidas.

Ainda não é assinante? Então, solicite já um teste grátis para conhecer nossas ferramentas e ter acesso a conteúdos indispensáveis de forma clara e objetiva. Um de nossos representantes comerciais entrará em contato com você para lhe dar todo o suporte necessário.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Imprimir
Email

leia também

Adeus à Lista da LC 116/2003: a NBS Assume o Protagonismo na Reforma Tributária

Nova Validação do eSocial Reforça Controle Sobre Descontos de Empréstimos Consignados

Goiânia Inicia a Obrigatoriedade da Emissão da NFS-e Nacional

Reforma Tributária: o que muda na NF-e e NFC-e com o novo Código de Classificação Tributária (cClassTrib)

Saída Definitiva do Brasil: Entenda Obrigações, Prazos e Consequências Fiscais

Matérias Relacionadas

Fiscal

NF-e – Vedação ao processo de consulta

Econet Express

STF declara a inconstitucionalidade do ICMS sobre transferências

Fiscal

Entenda como funciona o Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT)

Fiscal

Reajuste do ICMS sobre combustíveis começa a valer

Whatsapp Youtube Instagram Facebook Linkedin X-twitter

Mapa do Site

  • Home
  • Sobre Nós
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Quem somos
  • Econet Treinamento
  • Home
  • Sobre Nós
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Quem somos
  • Econet Treinamento

Últimas notícias

O ICMS Desonerado e a Base de Cálculo do PIS e Cofins

Adeus à Lista da LC 116/2003: a NBS Assume o Protagonismo na Reforma Tributária

Copyright © 2025 Econet Editora

Subscribe Newsletter

Get our latest news straight into your inbox

[mc4wp_form]
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Eventos
  • Teste Agora