RAIS apresentada fora do prazo: e agora?

rais

Uma dúvida recorrente quanto à apresentação extemporânea da RAIS está relacionada ao direito ao abono salarial do PIS/PASEP. Para esclarecê-la, trazemos, na matéria de hoje, quais são as consequências do atraso.

Em primeiro lugar, o pagamento do abono salarial do PIS/PASEP ano-base 2018 teve início em 25 de julho de 2019. Porém, a Resolução CODEFAT nº 834/2019 determina que se a empresa enviar a RAIS ano-base 2018 fora do prazo estabelecido legalmente, o recebimento do abono salarial do PIS/PASEP poderá ser adiado.

Sendo assim, caso a RAIS fora do prazo seja entregue até 25 de setembro de 2019, o pagamento do abono salarial para trabalhadores ali identificados será disponibilizado a partir de 04 de novembro de 2019. A data está de acordo com o calendário de pagamento anual correspondente ao ano-base 2018. Entretanto, se o empregador não se atentar a esse prazo, o pagamento somente será feito no calendário do exercício seguinte.

Portanto, para evitar contratempos, é importante respeitar os prazos das obrigações de sua empresa. Assim, você garante a conformidade tributária necessária para o desenvolvimento saudável do seu negócio.

A matéria está de acordo com a legislação do período de publicação, podendo passar por atualizações e alterações conforme o passar do tempo. A Econet não responde dúvidas nos comentários, mas incentiva o compartilhamento e a troca de conhecimento. Em caso de dúvida urgente, aconselhamos contato com nossa consultoria. 

2 comentários em “RAIS apresentada fora do prazo: e agora?”

  1. bom dia a rais referente ao ano base de 2018 foi entregue 27 de setembro de 2019 e com isso nao recebi meu pis consultei e vi que receberia no ano seguinte junto com o de 2019 porem o governo adiantou o pagamento do pis e agora minha pergunta seria vou receber ou nao o pis que nao foi pago?

    1. Olá, Rafael, tudo bem?
      Podemos sanar todas as suas dúvidas e nos aprofundar no assunto através da nossa consultoria.
      Caso não seja nosso cliente, você pode solicitar uma consulta teste com nossa equipe comercial e pode também entender mais como funciona o nosso trabalho através do contato do nosso site: http://www.grupoeconet.com.br ou deixar suas informações que entraremos em contato com você.
      Qualquer outra necessidade, estamos à disposição para lhe atender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *