Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é uma data que celebra, em 1º de maio, as conquistas dos trabalhadores no decorrer da história.

Houve um congresso em Paris, em 1889, no qual foram prestadas homenagens aos trabalhadores grevistas em Chicago (EUA) que, buscaram a redução da jornada de trabalho, de 13 para 08 horas diárias, no ano de 1886.

No dia 1º de maio de 1889, após uma greve geral com desfile dos operários pelas suas cidade, foi criada a data chamada de Dia do Trabalho, reconhecendo a força e o poder dos trabalhadores.

Origem do Dia do Trabalho no Brasil

No Brasil, o reconhecimento do dia 01º de maio como Dia do Trabalho aconteceu apenas em 1924, devido à influência dos imigrantes no país.

Este dia tornou-se feriado, pois sempre foi marcado por inúmeras manifestações, greves e protestos de trabalhadores.

Surgimento da CLT

Em 1º de maio de 1943, foi aprovada a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), através do Decreto-Lei nº 5.452/43, trazendo vigência aos direitos dos trabalhadores.

Desde o seu surgimento, a CLT passou por inúmeras alterações, e influenciou na promulgação da Constituição Federal de 1988, que garantiu vários direitos sociais aos trabalhadores.

Principais Direitos Conquistados

Graças à luta dos trabalhadores, diversos direitos trabalhistas foram sendo conquistados no decorrer do tempo, e merece destaque a proteção contra despedida arbitrária ou sem justa causa, o direito ao seguro desemprego, ao FGTS, à irredutibilidade de salário e ao salário família.

Além destes direitos, podemos dizer que a própria limitação de jornada para 8 horas diárias sempre esteve na pauta das lutas dos trabalhadores, e foi a mola propulsora para os avanços dos direitos do trabalhador.

Reforma Trabalhista

Mesmo hoje, ainda ocorrem diversas alterações na legislação trabalhista, uma vez que os direitos dos trabalhadores devem acompanhar a evolução da sociedade.

Em 2017, a Reforma Trabalhista promoveu mais de cem alterações no texto da CLT, flexibilizando os direitos dos trabalhadores, de modo a acompanhar a evolução da economia e manter os empregados competitivos no mercado de trabalho.

Sendo assim, o dia do trabalho reflete a busca do trabalhador por seu valor e importância na sociedade.

Saiba mais

Caso se interesse em se aprofundar na legislação trabalhista, acesse as nossas matérias e áreas especiais disponíveis no site da Econet Editora.

E se você ainda não tem acesso ao nosso conteúdo, entre em contato com o setor comercial, e garanta já a informação por completo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *