Como enfrentar a ansiedade em época de Covid-19?

Essa é uma resposta que todos nós gostaríamos de ter, tendo em vista que, em tempos de pandemia do Coronavírus, a ansiedade tem sido uma companhia presente no nosso dia-a-dia.

Apesar de sempre ser um fantasma na vida das pessoas, a ansiedade, nos últimos anos, tem sido ainda mais presente, graças a globalização.

Importante lembrar que os sentimentos que rondam a ansiedade fazem parte da rotina da vida moderna. Entretanto, a maioria deles nos traz muitos prejuízos se não monitorados, acabando por invadir nossos pensamentos e ações.

Para enfrentá-la, precisamos entender: o que ela significa? Sendo assim, a ansiedade nada mais é do que uma preocupação intensa, excessiva e persistente, que pode se transformar também em medo devido a algumas situações cotidianas.

Seus efeitos podem trazer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço.

Para que possamos atravessar por esse período de crise mais tranquilamente, podemos adotar algumas práticas, conforme segue:

  • Pratique atividades físicas
  • Experimente controlar a respiração
  • Evite pensamentos negativos
  • Consuma alimentos com Triptofano, tais como: Aveia, Banana, Amêndoa e etc.
  • Tome chá
  • Mantenha o foco e atenção no presente
  • Seja mais organizado

Além das dicas apresentadas, existe uma prática que pode ajudar muito o indivíduo, durante esse período conturbado: a meditação.

Para quem nunca meditou antes, seguem sugestões abaixo, que auxiliam a prática da meditação, especialmente durante esta crise, conforme segue:

Ambiente: opte por um ambiente tranquilo, sem muita circulação de pessoas.

Respiração: concentre-se na sua respiração. Aproveite para respeitar fundo e permita-se observar, além da respiração, o corpo ficar mais relaxado, silenciando os pensamentos. Após isso, conecte-se com os seus pensamentos positivos.

Mantenha seus olhos fechados: para que a meditação seja praticada com sucesso, feche os olhos e mantenha seus pensamentos positivos.

Pensamentos: é comum que, durante a meditação, ainda mais no início de sua prática, muitos pensamentos surjam durante esse período. Não se apegue aos pensamentos que surgirem durante a meditação, porque, quando você menos perceber, estará planejando seu dia, pensando em outras coisas.

Por outro lado, em alguns momentos a mente poderá trazer pensamentos negativos ou aqueles que você não gostaria de lembrar e que te trazem insegurança ou medo. Quando ocorrer isso, volte a se concentrar na respiração, respire fundo e traga a memória aquilo que te traz PAZ.

Gostou de nossas dicas? Continue nos acompanhando nas redes sociais, que traremos mais dicas para atravessar esse período conturbado de pandemia, da melhor forma possível.

Esperamos ter ajudado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *