holding familiar

Vantagens da Holding Familiar

Tendência de organização no que se refere a grupos familiares e grandes grupos empresariais, quais são as vantagens da Holding Familiar?

Neste texto, explicamos como essa sociedade funciona e seus benefícios no planejamento sucessório.

O que é a Holding Familiar?

Do inglês “to hold” o conceito da expressão holding tem por significado manter, segurar, guardar e controlar. A Holding Familiar, dentro desse conceito, trata-se de uma sociedade  detentora dos bens particulares de uma determinada família. 

Ou seja, o objetivo dessa sociedade é simplificar e facilitar os processos sucessórios hereditários sem que haja a blindagem patrimonial, pois esse último processo não é tão eficaz nem possui as mesmas vantagens da Holding Familiar.

Como funciona uma Holding?

Ter uma holding funciona como facilitadora na sucessão hereditária. Com essa sociedade, é possível garantir a segurança, a guarda, o controle e a proteção do patrimônio da família.

Em suma, com a holding, é possível também desenvolver mecanismos de planejamento estratégico, financeiro e jurídico.
É importante ressaltar que não se trata de um tipo específico de entidade, mas possui uma finalidade de forma tácita.

Passou a ser uma tendência de organização de grupos familiares, grandes grupos empresariais e também de pequenas empresas. Isso porque permite o planejamento sucessório e a reorganização da sociedade, visando à permanência dessas empresas e sua saúde econômica.

Vale a pena ter uma holding familiar?

A holding visa solucionar problemas de sucessão administrativa, treinando sucessores e profissionais de empresa para alcançar cargos de direção.Sua visão é generalista, contrapondo-se à visão de especialista da operadora, que possibilita experiências mais profundas.

Além disso, objetiva solucionar problemas referentes à herança, substituindo em parte declarações testamentárias, podendo indicar especificamente os sucessores da sociedade, sem atrito ou litígios judiciais.

Qual a vantagem de uma holding familiar?

Mesmo sabendo que não existe a blindagem patrimonial, vemos que há uma proteção sobre esses bens, o que dificulta e coloca empecilhos tácitos à transferência sendo de grande valia em alguns casos.

Caso você tenha interesse no assunto, falamos um pouco sobre a blindagem patrimonial neste vídeo: 

 

Referente às relações tributárias, é interessante a realização de um planejamento tributário para verificar se de fato compensa a realização da holding efetiva para redução de tributação, sendo que a carga aplicada quanto a ITCMD e ITBI, assim como o ganho de capital na pessoa física, terão impactos significativos sob o momento, não sendo apenas ou tributos aplicados ao regime tributário como IRPJ, CSLL, PIS e COFINS.

Saiba mais

Ainda tem dúvidas sobre a Holding Familiar?

Entre em contato com a nossa Consultoria e esclareça todas as suas dúvidas!

Ainda não é cliente Econet? Solicite um teste grátis e aproveite o melhor da informação por completo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *