EFD-Reinf – Série R-4000

Começa, a partir da competência de setembro, com entrega em outubro, a obrigatoriedade de informar as retenções dos impostos federais na EFD-Reinf e muitas são as dúvidas acerca da série de eventos R-4000.

 

Série R-4000

Esta série de eventos tem como objetivo principal substituir a DIRF a partir dos fatos geradores de 2024, eliminando a necessidade de envio desta a partir de 2025.

Nela serão informadas, além das retenções de IRRF e CSRF (PIS, Cofins e CSLL), os valores de autorretenção e as distribuições de lucros.

 

O Registro R-4010

Neste registro serão enviadas as informações sobre pagamentos efetuados à pessoas físicas. Porém, atenção ao detalhe: somente serão prestadas as informações que não constarem do eSocial!

Neste sentido, os pagamentos de salários e de autônomos que fazem parte da folha de salários não serão informadas na EFD-Reinf.

Já os valores de alugueis pago à pessoas físicas por pessoa jurídica, por exemplo, assim como a distribuição de lucros, serão informados no mês em que houver o pagamento.

 

A distribuição de lucros

Embora isentos do imposto sobre a renda, os valores distribuídos como lucros deverão ser informados na EFD-Reinf, conforme cita o Manual de Orientação da EFD-Reinf, versão 2.1.2.1, no mês em que forem pagos.

Quando distribuídos à pessoa física, o registro pertinente é o R-4010 (Pagamentos/créditos a beneficiário pessoa física). Quando beneficiário for pessoa jurídica, será por meio do R-4020 (Pagamentos/créditos a beneficiário pessoa jurídica).

Esses valores serão informados com a natureza de rendimento 12001.

 

Retenções de pessoa jurídica – R-4020

Os valores pagos na contratação de serviços de pessoas jurídicas sujeitos às retenções federais, dentre outras situações previstas na legislação, deverão ser informados neste registro.
O Manual de Orientação da EFD-Reinf, versão 2.1.2.1, cita que os “pequenos valores”, ou seja, aqueles em que a retenção será dispensada por ter valor inferior a R$ 10,00, devem ser informados nos respectivos registros, deixando o campo “valor de retenção” em branco.

 

A autorretenção do R-4080

Na autorretenção, o imposto de renda é retido pelo próprio prestador de serviço. Para este caso, o prestador deverá informar a retenção efetuada em cada mês, no registro R-4080 (Retenção no recebimento), identificando a fonte pagadora (contratante).

A fonte pagadora, por sua vez, informará os pagamento efetuados à estas empresas no registro R-4020 (Pagamentos/créditos a beneficiário pessoa jurídica).

 

Haverá dispensa ao MEI?

Embora haja a dispensa de entrega da DIRF para o microempreendedor quando este possuir apenas as retenções das administradoras de cartões, para a EFD-Reinf a legislação é omissa neste sentido. Deste modo, pela legislação não trazer a dispensa, mesmo nos casos do MEI que tenha apenas o serviço da maquininha do cartão, haverá a obrigatoriedade da entrega.

 

Saiba mais

A Econet disponibiliza aos seus assinantes a ferramenta “Lista de mercadorias sujeitas à substituição tributária”. Por meio dela, é possível consultar todos os produtos sujeitos a esse regime no Estado de Santa Catarina e demais Unidades da Federação.

Os clientes Econet também recebem o “Econet Express”, que consiste em uma newsletter eletrônica de mensagens urgentes. O “Econet Express” fornece aos seus assinantes um resumo diário das principais mudanças na legislação tributária. Além disso, fornecemos boletins informativos sobre diversos temas tributários e uma ampla equipe de consultores prontos para sanar suas dúvidas.

Ainda não é assinante? Então, solicite já um teste grátis para conhecer nossas ferramentas e ter acesso a assuntos indispensáveis de forma clara e objetiva. Assim, um de nossos representantes comerciais entrará em contato com você para lhe dar todo o suporte necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *