Uma das prioridades no Brasil é a proteção dos direitos de crianças e adolescentes, e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel fundamental nesse processo, assegurando benefícios previdenciários que visam garantir a segurança e o bem-estar desses jovens.
Sendo assim, vamos explorar os principais benefícios que crianças e adolescentes podem solicitar, como acessá-los e a importância deles para o desenvolvimento e a proteção dos jovens.
Os benefícios previdenciários são essenciais para proporcionar uma rede de proteção em diversas situações, como a perda de um responsável ou a condição de vulnerabilidade financeira, auxiliar no suprimento das necessidades básicas, como alimentação, saúde e educação, além de garantir o direito à proteção social, assegurando o acesso aos benefícios previdenciários.
A Previdência Social oferece três principais benefícios que podem ser solicitados para crianças e adolescentes. São eles:
Pensão por morte: este benefício é destinado aos dependentes de um segurado falecido, garantindo uma renda mensal que auxiliará a manter o suporte financeiro da família. Podem solicitar esse benefício os dependentes do segurado falecido, o cônjuge ou companheiro(a) e filhos não emancipados menores de 21 anos.
Benefício de Prestação Continuada (BPC): também chamado de “benefício assistencial” e/ou “BPC/LOAS”, oferece suporte financeiro a pessoas com deficiência ou idosos que estão em situação de vulnerabilidade, pertencendo a famílias com renda per capita inferior a um quarto do salário mínimo.
Auxílio-reclusão: pago aos dependentes de segurados que estão presos em regime fechado, garantindo uma renda para os familiares enquanto o segurado está impossibilitado de prover o sustento.
Como cada benefício pode contribuir na vida dos jovens?
O benefício de pensão por morte é fundamental para assegurar que as crianças e adolescentes não fiquem desamparados financeiramente após o falecimento de mãe, pai ou responsável legal. A concessão do benefício está vinculada à comprovação da qualidade de segurado tanto do instituidor quando do dependente na data do óbito.
Já o BPC/LOAS deve auxiliar crianças e adolescentes com deficiência ou em situação de extrema vulnerabilidade. Para tanto, é necessário apresentar laudos médicos que comprovem a deficiência da criança ou do adolescente, bem como demonstrar que a renda familiar está abaixo do limite exigido pela legislação.
Por fim, o auxílio-reclusão se destina aos dependentes de um segurado que foi preso. É necessário que o segurado esteja cumprindo pena em regime fechado, e o fato gerador a ser considerado é a data da reclusão.
Quais são requisitos para solicitar os benefícios?
O processo de solicitação dos benefícios e agendamentos pode ser realizado por meio do portal do INSS, do aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.
Antes de agendar, é preciso reunir toda a documentação. Para solicitar o benefício de pensão por morte, os documentos requeridos são certidão de óbito, certidões de nascimento, bem como documentos de identidade do segurado falecido e dos dependentes.
Para solicitar o BPC/LOAS, por sua vez, é preciso apresentar os comprovantes de renda e laudos médicos, além dos documentos pessoais de toda família.
Já para solicitar o auxílio-reclusão é necessário apresentar certidão judicial emitida pela Vara de Execuções Penais Criminais do Foro da cidade onde tramita o processo para comprovar a prisão do segurado em regime fechado.
Todo o processo pode ser acompanhado pelo site ou aplicativo Meu INSS.
O Papel do INSS na Proteção das Crianças e Adolescentes
Os benefícios oferecidos pelo INSS desempenham um papel fundamental no sistema de proteção social do Brasil, proporcionando às crianças e adolescentes os recursos necessários para enfrentar situações de vulnerabilidade e garantir o seu desenvolvimento saudável. Pais e responsáveis devem estar atentos a esses direitos e procurar orientação quando necessário, seja mediante advogados especializados ou assistentes sociais.
Com acesso a essas informações, as famílias podem assegurar que os seus filhos tenham um futuro mais protegido e estável e com suporte financeiro adequado para as suas necessidades.