Fim do ano chegou, e, com ele, vem a obrigação do pagamento do décimo terceiro salário.
O décimo terceiro salário, também conhecido como gratificação natalina, nada mais é do que um salário extra que deve ser pago ao trabalhador formal que atua com carteira assinada e é determinado pela legislação trabalhista.
Neste período, é comum surgirem dúvidas a respeito da forma de retenção do imposto de renda, uma vez que a legislação determina que o “décimo” seja pago em duas parcelas, obrigatoriamente.
Prazos
O pagamento do décimo terceiro salário deve ocorrer até o dia 20 de dezembro de cada ano, ou no mês da rescisão do contrato de trabalho, se ocorrer antes. O empregador deve pagar metade do décimo terceiro a título de adiantamento, entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano.
Parcela | Prazo |
Primeira | Entre fevereiro e novembro |
Segunda | Em dezembro, até o dia 20 |
Imposto de Renda Retido na Fonte
Em relação à tributação do imposto de renda, o décimo terceiro está sujeito à tributação exclusiva na fonte, sendo o imposto calculado com base na tabela progressiva vigente na data do pagamento. A dúvida comum para muitas empresas é sobre como e quando deve ser realizada a retenção do tributo sobre esse rendimento que é pago em dois momentos distintos.
A resposta é que, no momento do adiantamento da primeira parcela do décimo terceiro, não ocorre a retenção do imposto de renda, devendo o tributo ser retido somente na quitação do rendimento, que deve ocorrer até o dia 20 de dezembro ou no mês da rescisão do contrato de trabalho.
A base de cálculo da retenção do imposto de renda será o total que foi pago a título de décimo terceiro salário ao funcionário, incluindo o adiantamento realizado (a primeira parcela), podendo a base ser reduzida pelas deduções legais previstas na legislação.
Deduções legais previstas na legislação:
► Dependentes; ► Pensão alimentícia; ► Contribuições para a Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; ► Contribuições para entidade de previdência privada domiciliada no Brasil e para o Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi), cujo ônus tenha sido do contribuinte. |
Recolhimento
O imposto de renda retido na quitação do décimo terceiro deve ser recolhido até o dia 20 do mês subsequente ao pagamento. Caso o dia 20 não seja dia útil, o recolhimento deve ser antecipado para o último dia útil anterior ao dia 20.
Saiba mais
Se você ainda não tem acesso a tudo que a Econet oferece aos seus assinantes, solicite já seu acesso demonstrativo e confira todos os detalhes sobre o décimo terceiro salário, disponíveis em nossos boletins especiais:
- DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO– Provisão e Contabilização
- DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO – Retenção e Aspectos Contábeis(obs essa matéria será publicada no site entre hoje e amanhã (07 ou 08/12)
- DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO – PRIMEIRA PARCELA Beneficiários, Proporcionalidade, Prazo, Cálculos, Afastamentos, eSocial, Coronavírus
- DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO – SEGUNDA PARCELA Prazo, Cálculos, eSocial, Auxílio Doença, Salário Maternidade, DCTFWeb, COVID-19
Se você ainda não é inscrito no canal da Econet, está perdendo conteúdo de qualidade e gratuito. Confira os vídeos que publicamos recentemente sobre o tema: