A Coordenação-Geral de Administração Aduaneira publicou em 26.11.2025, a notícia Siscomex Importação nº 116/2025 que trouxe informações importantes referente à necessidade de informação do código cClassTrib em cada item de mercadoria registrado nas Declarações de Importação.
Leia Também:
Aprovação de Contas e Distribuição de Lucros: o que Toda Empresa Precisa Saber Para não ter Problemas Fiscais e Societários
Substituição de Mercadoria Importada com Defeito: como Funciona, Onde Começam os Desafios e o que o Importador Precisa Saber para Evitar Prejuízos
Salário-família: Esclarecimentos na Jovem Pan News Curitiba
O cClassTrib é o novo código que identifica o tratamento tributário de cada operação e produto no âmbito do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), impostos implementados pela Reforma Tributária, com a publicação da Lei Complementar n° 214/2025.
De acordo com a notícia publicada, deverão constar, a partir de 01.01.2026, o código cClassTrib na Declaração de Importação (DI) registrada no módulo Siscomex Importação.
Deverá ser incluído o código cClasstrib com 6 dígitos numéricos, ladeado pelos símbolos de “menor que” e “maior que” no início do texto <nnnnnn> no campo: Especificação da Mercadoria do item de cada adição, na Aba Mercadoria, no box Descrição Detalhada das Mercadorias.

No caso de importações com Licença de Importação (LI), a informação deve ser preenchida quando da elaboração do item da LI.
Aos importadores na elaboração de Declaração Simplificada de Importação (DSI), emitida no Siscomex Importação, o procedimento deverá ser de forma idêntica ao da DI.
A inclusão do código cClasstrib deve ser realizada com 6 dígitos numéricos, ladeado pelos símbolos de “menor que” e “maior que” no início do texto: <nnnnnn> no campo: Especificação da Mercadoria do item de cada adição, na Aba Mercadoria, no box Descrição Detalhada das Mercadorias, conforme imagem abaixo.

Na elaboração de Declaração Única de Importação (DUIMP), no Portal Único Siscomex, o cClassTrib deverá ser informado em campo próprio estruturado na forma de lista multivalorada, na Aba Item > Mercadoria > Informações Complementares.

Desta forma, o cumprimento dessa obrigação acessória antecipa aos importadores o uso do código de identificação do tratamento tributário de IBS e CBS, que terão sua implementação completa em 2033.
Em um cenário onde cada etapa do comércio exterior exige precisão técnica e cumprimento rigoroso de normas, contar com especialistas ao lado da sua empresa é um diferencial decisivo. A Econet acompanha diariamente as atualizações regulatórias, interpretações legais e mudanças operacionais que afetam importadores e exportadores.
Com análises qualificadas, materiais completos e suporte interpretativo, sua empresa age com segurança, reduz riscos e antecipa exigências da Receita Federal e demais órgãos anuentes. Prepare suas operações para enfrentar imprevistos, proteger sua carga tributária e conduzir processos com segurança jurídica do início ao fim. Ente em contato com nosso time comercial para saber mais a respeito ou envie uma mensagem para nosso canal oficial no WhatsApp.










