Incoterms 2020: lançamento global é realizado

No último dia 10 de setembro, a Internacional Chamber of Commerce – ICC realizou o lançamento global da versão 2020 dos Incoterms. Inicialmente, está disponível apenas a versão em inglês, que pode ser verificada em ICC Knowledge 2 Go. Espera-se que a ICC Brasil lance a versão em português ainda nos próximos meses.

O que são Incoterms?

Os Incoterms são utilizados nas operações de Comércio Exterior para disciplinar as condições de compra e venda estabelecidas entre as empresas partes. Seu objetivo é padronizar as negociações e unificar o entendimento relacionado à divisão de custos e riscos na operação.

Atualmente, os Incoterms 2010 compreendem 11 termos e são classificados em quatro grupos distintos. São eles:

  • Grupo E (Partida): EXW
  • Grupo F (Transporte principal não pago): FCA, FAS, FOB
  • Grupo C (Transporte principal pago): CFR, CIF, CPT, CIP
  • Grupo D (Chegada): DAP, DAT, DDP

E a nova versão?

As novas regras entram em vigor no dia 01.01.2020 e têm o intuito de garantir maior segurança às empresas. Esta versão conta com a atualização e simplificação das normas estabelecidas pela ICC e também com a modernização da linguagem jurídica do Comércio Internacional.

Dentre as novidades lançadas pela ICC, destaca-se a criação do aplicativo mobile e o guia de bolso dos Incoterms 2020, o que poderá facilitar as negociações entre os empresários. Assim que a versão em português dos Incoterms 2020 ficar disponível, a Econet vai publicar um material exclusivo para seus clientes.

No momento, indicamos a visualização do diagrama Incoterms 2010 confeccionada pelos nossos consultores. Ademais, confira abaixo a história da criação dos Incoterms e suas atualizações no âmbito internacional:

Incoterms 2020

A matéria está de acordo com a legislação do período de publicação, podendo passar por atualizações e alterações conforme o passar do tempo. A Econet não responde dúvidas nos comentários, mas incentiva o compartilhamento e a troca de conhecimento. Em caso de dúvida urgente, aconselhamos contato com nossa consultoria. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *