O que muda com a Lei nº 15.270/2025 e os impactos a partir de 2026
A Live trouxe esclarecimentos essenciais sobre as novas regras do Imposto de Renda e seus reflexos para pessoas físicas e empresas.
No dia 27 de novembro, a Econet promoveu uma Live especial para tratar de um tema que movimenta o país e impacta diretamente o planejamento financeiro e tributário: a aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais e a tributação de lucros e altas rendas a partir de 2026.
A sanção ocorreu na quarta-feira, 26 de novembro, com a publicação da Lei nº 15.270/2025 no Diário Oficial da União em 27/11/2025, marcando um novo capítulo na tributação da renda no Brasil.
Informação clara é o melhor antídoto contra riscos e decisões precipitadas.
Com a participação dos especialistas Tácito Galvão, Analista Técnico Federal; Pedro Ivo Fontes, Redator Federal; e Paôla Batista, Analista Técnica Federal, a Live traduziu as mudanças da nova legislação em uma linguagem objetiva, prática e acessível. O encontro foi pensado para quem não pode ser pego de surpresa: empregados, empresários, contadores, sócios e profissionais que precisam entender, desde já, como as novas regras afetam o bolso, os negócios e o planejamento tributário.
Durante a transmissão, os especialistas foram além da nova faixa de isenção do Imposto de Renda. O debate abordou pontos que atingem todas as empresas, independentemente do regime tributário (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional) trazendo uma visão estratégica sobre o que muda na prática.
Entre os principais temas discutidos, estiveram:
• Como ficará a tributação mensal e anual de lucros e dividendos a partir de 2026;
• A necessidade, ou não, de assembleia ou reunião formal para a distribuição de lucros apurados até dezembro de 2025;
• Os possíveis conflitos entre normas contábeis, societárias e a regra fiscal de isenção;
• A distribuição de lucros entre pessoas jurídicas e os limites que podem caracterizar distribuição disfarçada de lucros.
Mas o encontro não ficou apenas na teoria: foi sobre estratégia e antecipação.
Os especialistas apresentaram caminhos relevantes, como a capitalização dos lucros apurados em 2025, com a possibilidade de redução de capital a partir de 2026, analisando até que ponto essas operações podem ser realizadas com segurança e sem riscos fiscais. Também foram detalhados os impactos na EFD-Reinf e nos informes de rendimentos dos sócios, já a partir do novo cenário tributário.
Com uma audiência altamente engajada e perguntas que refletiram as principais preocupações do mercado, a Live reforçou que, diante de tantas mudanças simultâneas, estar bem informado deixou de ser diferencial e passou a ser necessidade.
A Econet segue cumprindo seu papel de orientar, esclarecer e preparar profissionais e empresas para um ambiente tributário em constante transformação. Porque, quando o assunto é antecipar cenários e tomar decisões seguras, quem se informa com a Econet sai na frente.
Não conseguiu acompanhar ao vivo?
Dê o play quando quiser e fique preparado para 2026.
🎥 Assista à gravação no canal Econet no Youtube!








