EXPRESS
  • Aposentadoria em 2026: o que realmente muda e por que o planejamento se tornou indispensável
  • Livro de Registro de Empregados: Chega de Papel! O que muda com o eSocial e o registro eletrônico obrigatório a partir de 2026
  • Simples Nacional e a Reforma Tributária em 2026: documentos fiscais, impactos e planejamento
  • Novas Regras no JCP: o que muda na base de cálculo e na tributação a partir de 2026
  • Aposentadoria em 2026: o que muda e por que atenção é essencial

Salvos

Faça seu login

Poxa, esqueci a senha.

Login

Cadastre-se

  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Teste Agora
Menu
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Teste Agora
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Teste Agora
Menu
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Teste Agora
930x180-100

MG – Transmissão do VAF na EFD-ICMS/IPI

  • julho 24, 2020
  • Tempo de Leitura: 2 Min
  • comunica
  • 24/07/2020
  • 14:52
  • Tempo de Leitura: 2 Min

Entenda como será o envio do VAF a partir do ano de 2020 através do Registro 1400 da EFC-ICMS/IPI, e como ficará a validação da DAMEF

O Valor Adicionado Fiscal (VAF) corresponde a um indicador econômico-contábil utilizado pelo Estado de Minas Gerais para calcular o índice de participação municipal no repasse de receita do ICMS aos municípios mineiros.

Até o exercício de 2018, o VAF era informado pelo contribuinte por meio da Declaração Anual do Movimento Econômico e Fiscal (DAMEF), que é uma obrigação acessória que engloba os dados pertinentes ao VAF, relativamente ao período de janeiro a dezembro de cada exercício.

O que muda a partir de 2020

O Governador do Estado de Minas Gerais, por meio de publicações recentes, em especial os Decretos nº 47.861/2020 e 47.950/2020, definou que o VAF será apurado pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), com base nas informações constantes no arquivo da Escrituração Fiscal Digital (EFD ICMS/IPI).

Desta forma, a partir de 2020, os indicadores sobre o cálculo do VAF (VAF ano-base 2019) devem ser informados, pelo contribuinte, no Registro 1400 (Informação sobre Valor Agregado) da EFD, conforme disciplinado pela Resolução n.º 5.369/2020.

Lembrando que a referida norma estabelece, dentre outras disposições, as operações e prestações cujos valores devem ser lançados no Registro 1400.

Este registro deve ser preenchido corretamente, uma vez que a DAMEF será elaborada pela SEF/MG por meio dos dados ali informados.

Fique atento!

A DAMEF não será mais entregue pelo contribuinte, e sim pela SEFAZ, devendo o contribuinte validar as informações ali contidas.

A validação deve ser realizada pelo contribuinte, anualmente, por meio da DAMEF, que será disponibilizada pelo Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (SIARE).

Salienta-se que, antes da validação, o contribuinte poderá efetuar alterações no arquivo, se necessário.

Por fim, cumpre esclarecer que, mesmo havendo a obrigatoriedade da validação, até o presente momento, não houve publicação de portaria estabelecendo o prazo para a referida validação.

SIMPLES NACIONAL

Os contribuintes optantes pelo Simples Nacional continuam desobrigados da referida transmissão.

A Econet disponibiliza a seus assinantes a legislação completa sobre o referido tema, além de abordar o assunto na área especial Obrigações Acessórias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Imprimir
Email

leia também

Livro de Registro de Empregados: Chega de Papel! O que muda com o eSocial e o registro eletrônico obrigatório a partir de 2026

Simples Nacional e a Reforma Tributária em 2026: documentos fiscais, impactos e planejamento

Novas Regras no JCP: o que muda na base de cálculo e na tributação a partir de 2026

Aposentadoria em 2026: o que muda e por que atenção é essencial

Feriados 2026: Como o Calendário Impacta Empresas, Trabalhadores e o Planejamento do Ano

Matérias Relacionadas

Econet Express

Self-storage: autoarmazenamento de bens e mercadorias no estado de São Paulo

Fiscal

Postergação de emissão do MDF-e

Fiscal

Domicílio Eletrônico do Cidadão (DE-Cidadão): o que é, como funciona e por que sua adoção está crescendo pelo Brasil

Fiscal

Ambientes compartilhados no DF: entenda as obrigações tributárias dos prestadores de serviços administrativos de coworking, escritórios virtuais, dark kitchen e congêneres

Whatsapp Youtube Instagram Facebook Linkedin X-twitter

Mapa do Site

  • Home
  • Sobre Nós
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Quem somos
  • Econet Treinamento
  • Home
  • Sobre Nós
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Quem somos
  • Econet Treinamento

Últimas notícias

Aposentadoria em 2026: o que realmente muda e por que o planejamento se tornou indispensável

Livro de Registro de Empregados: Chega de Papel! O que muda com o eSocial e o registro eletrônico obrigatório a partir de 2026

Copyright © 2026 Econet Editora

Subscribe Newsletter

Get our latest news straight into your inbox

[mc4wp_form]
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Teste Agora
  • Reforma Tributária
  • Áreas
    • Federal
    • Trabalhista
    • Fiscal
    • Comex
  • Marketing
  • Imprensa
  • Teste Agora