ICMS

Declaração de Conteúdo Eletrônica (DC-e)

Você já se perguntou como ocorre a movimentação de bens e mercadorias por pessoas físicas ou jurídicas que não são obrigadas a realizar a emissão de documentos fiscais? Ou ainda, como uma transportadora faz para executar o serviço de transporte sem o documento fiscal? Se você já se perguntou e tem essas dúvidas, este blog …

Declaração de Conteúdo Eletrônica (DC-e) Leia mais »

Lei de Incentivo ao Esporte do Distrito Federal (LIEDF)

Você sabia que a colaboração com projetos esportivos e paraesportivo concedem benefícios fiscais quanto ao pagamento do ICMS e ISS? Ainda não? Então acompanhe esta matéria e fique por dentro, pois neste texto vamos explicar a forma de adesão e benefícios concedidos.   O que é a Lei de Incentivo ao Esporte? A Lei de …

Lei de Incentivo ao Esporte do Distrito Federal (LIEDF) Leia mais »

Sistema de Liberação Automática de Veículos de Cargas em Mato Grosso do Sul

Buscando a simplificação e modernização da fiscalização tributária, foi instituído o Sistema Automático de Liberação de Veículos de Cargas em Mato Grosso do Sul, destinado ao controle e liberação dos veículos que circulam com mercadorias, em operações de entradas ou saídas de produtos no Estado de Mato Grosso do Sul.   Mas, afinal, como funcionará …

Sistema de Liberação Automática de Veículos de Cargas em Mato Grosso do Sul Leia mais »

Etanol hidratado ou etanol anidro?

Muitos não sabem, mas existem tipos de etanol diferentes. Neste texto, você conhecerá as diferenças entre o etanol hidratado e o etanol anidro. Os combustíveis, de modo geral, são um dos produtos de consumo mais essenciais para nossas vidas. O etanol, por exemplo, está cada vez mais presente em nossa rotina, visto o seu expressivo …

Etanol hidratado ou etanol anidro? Leia mais »

Instituição da NFCom

NFCom

Neste texto, vamos esclarecer o que é a NFCom e abordar a substituição das notas fiscais de serviço de comunicação e telecomunicação, a quem se aplica e suas principais características. Uma nova nota fiscal eletrônica se aproxima e, com ela, novos procedimentos fiscais, tais como: Credenciamento na Unidade Federada onde o contribuinte possui inscrição; Adaptação …

Instituição da NFCom Leia mais »

RUDFTO MS

RUDFTO

Contribuinte do ICMS, sua empresa está em dia com o Livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências (RUDFTO)? Neste texto, vamos explicar tudo sobre esse livro fiscal, seus registros, obrigatoriedades e acesso. O que é o RUDFTO? O RUDFTO é um dos livros fiscais obrigatórios para o contribuinte do ICMS, no …

RUDFTO MS Leia mais »

Declaração de Compra Virtual: ICMS-MS

Declaração de compra virtual

Você, sul-mato-grossense, já teve mercadoria apreendida na barreira fiscal por falta da “Declaração de Compra Virtual?” Este texto vai esclarecer as principais dúvidas sobre esse documento que aterroriza a vida daqueles que estão passando por obras no Mato Grosso do Sul. O que é a Declaração de Compra Virtual?  É uma declaração feita pelo comprador. …

Declaração de Compra Virtual: ICMS-MS Leia mais »

Desconto Condicional e Incondicional

Desconto Condicional e Incondicional

Você sabe qual a diferença entre desconto condicional e incondicional? Neste texto, apresentamos os conceitos relacionados ao desconto condicional e incondicional e como isso influencia na tributação do ICMS. O que é desconto?  Na sua definição mais comum, desconto é um acordo no qual se concede uma dedução do valor da mercadoria. Pode-se usar o …

Desconto Condicional e Incondicional Leia mais »