Despacho de Operações de Comércio Exterior: automatização pretende agilizar consultas

Despacho de Operações de Comércio Exterior

O Despacho de Operações de Comércio Exterior é um serviço público, usualmente utilizado por operadores do Comércio Exterior. Oferecido pela Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior (SUEXT), com ele é possível esclarecer e tirar dúvidas quanto a casos específicos relacionados a:

  • Operações de exportação
  • Operações de importação
  • Drawback.

Com o intuito de ampliar e simplificar os atendimentos, foi lançada uma nova ferramenta digital. A solução possibilita realizar o agendamento pela internet. Para isso, basta solicitar o formulário eletrônico disponível na página do Portal Único de Comércio Exterior e no Portal de Serviços do Governo Federal.

Como era antes da automatização:

O interessado preenchia um formulário de solicitação de atendimento presencial, disponibilizado na página do MDIC (antigo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços). Depois, era necessário encaminhar o documento por e-mail para análise.

Após análise e triagem, o formulário era enviado para o setor responsável. Aí, ele retornava e eram combinados dia e horário para o atendimento. Só então é que a resposta chegava ao interessado.

Como ficou depois da automatização do Despacho de Operações de Comércio Exterior:

Agora, o interessado preencherá um formulário eletrônico personalizado de acordo com o tipo de solicitação. Depois, anexará documentos que possam ser necessários para a avaliação do caso. Ao enviá-los, o sistema encaminhará a solicitação automaticamente para a área responsável pela análise.

Se aceito, o interessado receberá uma notificação por e-mail e poderá acessar o site para realizar o agendamento do dia e horário em que gostaria de ser atendido. Os despachos poderão ser agendados, às quartas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Com esta nova ferramenta, a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) espera reduzir o tempo médio de resposta dos agendamentos de 7 para 2 dias.

A matéria está de acordo com a legislação do período de publicação, podendo passar por atualizações e alterações conforme o passar do tempo. A Econet não responde dúvidas nos comentários, mas incentiva o compartilhamento e a troca conhecimento. Em caso de dúvida urgente, aconselhamos contato com nossa consultoria. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *